Regiões da Espanha

A importância dos vinhos espanhóis - Parte IV


Os sabores únicos da Espanha são consequência de sua diversidade de castas e variações climáticas, como vimos anteriormente. Vinhos muito característicos são consumidos e exportados, compondo a cultura vitivinícola do país.
Algumas das principais regiões de vinhedos são:

Rioja

A primeira região do país a receber o status de Denominación de Origen (DO), em 1933, e também a pioneira a conseguir se tornar DOCa, no ano de 1991. Possui cerca de 65 mil hectares de vinhas situadas às margens do rio Ebro. Dividida entre Rioja Baja e Rioja Alta, as uvas ali plantadas são cultivadas em altitudes que variam entre 500 e 800 metros acima do nível do mar. Os climas encontrados na região são o Atlântico e o Mediterrâneo.

Navarra

A área localizada entre os rios Pirineus e Ebros ganhou fama pelos seus fabulosos vinhos rosés. Porém, ao longo dos últimos anos, tem se destacado também pelos tintos à base da uva Tempranillo. Seu nome é devido a sua origem, o antigo reino de Navarra.

Cataluña

Região com maior número de DOs na Espanha, e lar da DOCa Priorat. É nesta área que são produzidos os famosos espumantes Cava. Devido ao baixo índice pluviométrico de seu solo, as uvas plantadas recebem maior concentração, resultando em bebidas mais escurecidas.

Ribera del Duero

O lado espanhol da renomada área vitivinícola portuguesa se encontra dentro da área de Castilla y Leon, abrangendo também os territórios de Rueda, Cigales, Bierzo e Toro, cada uma com sua própria DO. Está situada em uma média de 800m acima do nível do mar.

Ribera del Guadiana

Esta área iniciou a produção de vinhos mais recentemente, em 1999, mas vem aos poucos ganhando espaço com seus rótulos. Inicialmente ficou conhecida pela produção do Vino de la Tierra, categoria um pouco abaixo das bebidas de DOs, porém superior aos vinhos de mesa. Localizada na região da Extremadura, possui um clima bastante continental.


Conheça nossa coleção de vinhos da Espanha cuidadosamente selecionados. Agora esta experiência ficou muito mais proveitosa!